O nariz está posicionado no centro da face e, junto com os olhos, são os órgãos que mais observamos quando interagimos e nos comunicamos com as outras pessoas. Nas fotos e vídeos, o nariz ocupa sempre uma posição de destaque. Por isso. A rinoplastia é um dos procedimentos mais procurados na cirurgia plástica.
A cirurgia de nariz tem como objetivo melhorar esteticamente a forma, tamanho e proporções do nariz em relação à face. É um procedimento que o cirurgião plástico remodela a anatomia nasal, esculpindo as estruturas ósseas e cartilagens. Ainda pode associar a cirurgia funcional do nariz para as disfunções respiratórias, como: desvio de septo, hipertrofia dos cornetos (carne esponjosa) ou traumas.
É importante ressaltar que cada nariz responde à cirurgia de uma forma diferente, a qual envolve diversos fatores como, a cicatrização. Portanto, é necessária a avaliação individual com o cirurgião para definir qual estratégia irá obter uma melhor harmonização facial, sempre respeitando a função do nariz.
Os objetivos estéticos são variados, é possível corrigir disfunções, aumentar ou diminuir o comprimento do nariz, curvatura do dorso (giba), aumentando ou reduzindo o tamanho das estruturas nasais; realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior; diminuir a abertura das narinas; ou, até mesmo, proporcionar o formato arrebitado, tão desejado por muitas pessoas. Hoje, com as técnicas mais aprimoradas, é possível modelar a ponta nasal.
Existem duas técnicas na rinoplastia: a Aberta, a qual inclui uma pequena incisão na base da columela nasal; e a Fechada, onde as incisões podem ser todas internas no nariz, cada uma com uma finalidade e indicação, modificando a estrutura dos ossos e as cartilagens, mas respeitando e preservando sempre a anatomia e a naturalidade de cada paciente. Na atualidade, é uma tendência a técnica aberta devido às características da cirurgia e ao tratamento das estruturas internas.
Veja as perguntas mais frequentes abaixo:
PARA QUEM A CIRURGIA É INDICADA?
O procedimento é indicado para pessoas insatisfeitas com a sua estrutura nasal, “as famosas queixas estéticas”, e que buscam uma melhor harmonização facial, além de correções traumáticas ou defeitos congênitos.
É POSSÍVEL ESCOLHER O FORMATO DO FUTURO NARIZ?
É possível escolher entre diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea (aquela proeminência do ossinho do nariz). Porém, existe um limite de mudanças conforme as características faciais. Deve haver um equilíbrio entre o nariz e o formato do rosto, para que se obtenha um resultado natural. Cada caso deve ser avaliado pelo médico, respeitando a parte funcional do nariz e a harmonia facial do paciente. Nenhum ser humano é igual ao outro, por isso precisamos ter consciência das nossas características pessoais, pois até entre irmãos elas variam.
A PARTIR DE QUAL IDADE PODE SE REALIZAR O PROCEDIMENTO?
Para realizar este procedimento, o ideal é ter idade mínima de 15 anos, quando a estrutura óssea já está completamente desenvolvida, mas isto pode variar entre as pessoas, sendo sempre necessário a avaliação médica.
QUAIS OS EXAMES NECESSÁRIOS NO PRÉ-OPERATÓRIO?
O paciente deve fazer uma avaliação cardiológica, bem como exames laboratoriais (exame de sangue, dosagem de sódio, potássio, uréia, creatinina, hemograma e coagulograma). O médico também poderá solicitar exame de imagem, como a radiografia facial, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética para avaliar com mais detalhes a estrutura nasal.
QUAL TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
A rinoplastia pode ser realizada sob sedação com anestesia local ou sob anestesia geral. É na consulta pré-anestésica que o médico anestesista irá decidir em conjunto com o paciente.
QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO? É NECESSÁRIO FICAR INTERNADO?
A rinoplastia dura em média de 1 a 2 horas, podendo variar em alguns casos. O período de permanência é em geral de 12 hs, de acordo com o tipo de anestesia utilizada e recuperação pós-operatória do paciente, a qual também pode variar de acordo com cada indivíduo. Não há necessidade de mais de um dia de internação, o médico poderá informar o tempo total na consulta.
PODE HAVER SANGRAMENTO NO NARIZ APÓS O PROCEDIMENTO?
Sim, pode haver um pequeno sangramento nas primeiras 48 horas após o procedimento, considerado normal, o que não deve ser motivo de preocupação. É raro o uso de tampão, hoje temos silicone que permite passagem do fluxo de ar, melhorando a respiração neste período. Ao final da cirurgia, é colocado um suporte nasal, o aquaplast, (o antigo gesso) o qual deve permanecer no nariz por um período de 7 dias, depois retirado e, em seguida, fazer curativo de microporagem por mais 7 dias. Tanto o aquaplast quanto o micropore devem ser retirados somente pelo seu médico.
QUAIS OS CUIDADOS QUE PRECISO TER EM CASA?
Primeiramente, deve-se atentar aos cuidados de higiene para evitar infecções e complicações, higienizando as bordas nasais com o auxílio de hastes flexíveis e solução fisiológica e, ainda assim, gotejando o soro nas narinas 6 vezes ao dia. Compressas com chá de camomila refrigerado também é indicado para reduzir o edema (inchaço), principalmente no pós-cirúrgico imediato, aconselhável fazer de hora em hora. Evitar o uso de óculos nas primeiras semanas por conta do inchaço, porém, se ele for necessário, deve-se cuidar com o apoio no dorso nasal.
QUAL A POSIÇÃO IDEAL PARA DORMIR?
Deve-se dormir sempre em posição de barriga para cima, com a cabeceira elevada, preferencialmente com travesseiros desde o dorso, mantendo a face voltada para cima.
QUANDO PODEREI TOMAR SOL?
É necessário evitar a exposição solar nos 60 primeiros dias pós-cirúrgico. Sempre passar protetor solar a cada 3 horas e ter este cuidado por 6 meses, evitando manchas na pele, mesmo que os “roxinhos” não estejam mais aparentes na face.
O RESULTADO É IMEDIATO OU APARECE APÓS QUANTO TEMPO?
Não, o resultado não é imediato. Ele inicia-se após 20 a 30 dias, período em que o edema e os hematomas começam a cessar, mas em torno de 6 a 8 meses é possível observar o resultado final. Em alguns pacientes, o resultado pode ser atingido um pouco antes, tudo depende da resposta do organismo de cada pessoa. Devido a sua posição, o nariz é um órgão de extremidade e de tecidos finos e delicados, então pode demorar um pouco mais a diminuição do inchaço.
FICA CICATRIZ?
A presença ou não de cicatrizes podem variar de acordo com cada paciente e morfologia nasal. Em alguns narizes é possível que a cicatriz fique escondida dentro da cavidade nasal, em outros existem cicatrizes externas pouco aparentes que tornam-se imperceptíveis com o passar do tempo. Existem alguns pacientes que apresentam tendências a cicatrizes hipertróficas (quelóides) e este fato deve-se ser discutido e avaliado em consulta inicial com o médico e acompanhado nas consultas de retorno pós-operatória. Felizmente, na maioria das pessoas a cicatriz externa, da columela, é imperceptível.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
A rinoplastia possui um pós-operatório lento e de fundamental importância para o resultado final. Costuma ser bem tolerado, normalmente sem dor, mas caso haja desconforto, é facilmente solucionado com o uso de analgésicos e antiinflamatórios. É comum, nos primeiros dias, o paciente apresentar um pouco de dificuldade de respirar pelo nariz, devido ao edema (inchaço) e manchas de infiltrado sanguíneo (equimoses) na região nasal e facial. Algumas pessoas apresentam estas características com menor ou maior intensidade que outras.
Contudo, o paciente deverá seguir sempre as orientações do médico. Para uma boa recuperação, é necessário repouso em casa por 7 dias, mas o paciente pode caminhar e movimentar-se. Após este período, o paciente poderá voltar às atividades do dia a dia. Deve evitar abaixar a cabeça por 15 dias, bem como evitar aglomerações de pessoas, pois há risco de bater o nariz. Exercícios físicos maiores serão liberado somente após 40 dias.
PESQUISAR
QUER MARCAR UMA CONSULTA?
Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405
TODOS OS PROCEDIMENTOS
- Cirurgia de orelhas abano
- Cirurgia das pálpebras
- Rinoplastia (plástica de nariz)
- Prótese glútea
- Tratamento Bioestimuladores
- Prótese de panturrilhas
- Cirurgia intima (ninfoplastia)
UNIDADE CURITIBA
Clínica de Cirurgia Plástica
Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201
UNIDADE PONTA GROSSA
Instituto Mansur
Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512