A lipoenxertia é uma cirurgia plástica que, através de enxerto de gordura, proporciona o aumento de volume ou a melhora do contorno de determinadas partes do corpo. A técnica padronizada é enxertar gordura através de uma cânula fina de ponta arredondada, com orifício lateral. A gordura é colocada em pequenas porções tipo “colar de pérolas” para garantir nutrição e “pega” do enxerto.
O procedimento funciona da mesma forma que um enxerto de pele, pois a gordura é nutrida nas primeiras 48 horas por líquidos presente nos tecidos e, então, com a cicatrização, o organismo cria novos vasos sanguíneos. E as células, chamadas adipócitos, passam a viver ali. Por isso, além de dar volume, devido a essa nova vascularização, ocorre uma melhor nutrição da pele, melhorando sua textura e vitalidade. No caso das pequenas lipoenxertias na região da face ocorre um rejuvenescimento da pele.
Para fazer um enxerto de gordura, é necessário colher gordura de outra região, através da lipoaspiração. Então, a lipoenxertia promove um “remanejamento” de gordura corporal, ou seja, o excesso de gordura lipoaspirado de algumas áreas do corpo é implantado em outras partes menos volumosas.
A gordura só pode ser retirada do corpo do próprio paciente. Este procedimento é indicado para pacientes que desejam aumentar os glúteos, em pacientes que irão se submeter a cirurgias reparadoras, como correção de cicatrizes, queimaduras e reconstrução mamária, além de preenchimento labial e facial – apesar de serem menos comuns devido à existência do preenchimento com ácido hialurônico que é indicado para áreas menores.
Veja as perguntas mais frequentes abaixo:
QUEM PODE FAZER A LIPOENXERTIA?
A técnica pode ser feita em homens e mulheres e não existe restrição de idade, desde que a estrutura corporal esteja completamente desenvolvida e o paciente não tenha problemas graves de saúde.
EM QUAIS PARTES DO CORPO PODE SER FEITA?
A lipoenxertia pode ser realizada em qualquer parte do corpo, normalmente áreas que possuem subcutâneo, como mamas, glúteos, coxas, joelhos e em várias regiões da face, como lábios, queixo e região malar. Ainda pode-se utilizar a lipoenxertia para áreas de cicatrizes e queimaduras, para melhorar a textura e mobilidade da pele.
COMO SE PREPARAR PARA ESTA CIRURGIA?
Semelhante a lipoaspiração, é necessário fazer os exames laboratoriais, de imagens e cardíacos, solicitados pelo cirurgião plástico, além de investigar o histórico de saúde do paciente durante a consulta. Medicamentos que possam interferir na coagulação deverão ser suspensos uma semana antes da realização da cirurgia. Evitar fazer depilação ou raspagem dos pelos nos dias próximos à cirurgia, uma vez que não pode haver inflamações na pele.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA UTILIZADA?
A anestesia mais utilizada nesse procedimento é a peridural, porém o anestesiologista pode optar por fazer também o bloqueio local ou geral. A escolha vai depender da área e da quantidade de gordura retirada e injetada.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
Após a avaliação do paciente em consultas pré-operatórias, o cirurgião irá verificar qual área do corpo do paciente pode “doar” a gordura a ser utilizada. Ex: abdômen, coxas, braços. A gordura será aspirada através de uma pequena cânula (mesmo método da lipoaspiração). Em seguida, essa gordura é decantada, aspirada a parte de líquidos, então, a gordura é imediatamente enxertada na região pretendida, através de micro injeções, que são feitas também com cânulas delicadas.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
É comum a duração variar de 1 a 3 horas. Normalmente, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia.
COMO É A CICATRIZ?
As cicatrizes são mínimas e posicionadas em áreas de difícil visualização.
QUAL A QUANTIDADE DE GORDURA QUE PODE SER REAPROVEITADA?
A quantidade máxima de material aproveitável é variável, 30% a 45% da quantidade aspirada. Então, a cada litro de gordura, 300 a 450 ml podem ser utilizados para o enxerto em outras partes do corpo. Lembrando que, assim como na lipoaspiração, o máximo de gordura que pode ser retirada é igual a 5% do peso do paciente.
ESSA GORDURA PODE SER ABSORVIDA PELO CORPO?
As técnicas usadas atualmente permitem que o organismo absorva menos gordura e isso varia conforme as características de cada pessoa. Em média, 40 % pode ser absorvida, nos primeiros 3 meses. Depois, normalmente, não ocorre mais absorção.
COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
O pós-operatório é tranquilo, podendo haver um leve desconforto nos primeiros dias. Na fase de recuperação, é importante que haja uma dieta leve e interrupção das atividades físicas pesadas, por, no mínimo, 30 dias. O paciente deve evitar comprimir demasiadamente as áreas que foram submetidas à cirurgia. Caminhadas diárias são importantes a partir do primeiro dia de pós-operatório. Podem ser mais curtas nos primeiros dias e aumentar, progressivamente, até 30 minutos.
A liberação para dirigir e retornar ao trabalho se dá entre quatro e dez dias após a cirurgia. A recomendação para o retorno às relações sexuais é de quinze dias. Também é importante evitar exposição ao sol por três meses e usar a cinta modeladora, conforme recomendação médica.
DEVO FAZER DRENAGEM LINFÁTICA?
Não. A drenagem linfática, geralmente é indicada em outros tipos de cirurgias estéticas. Ela não pode ser realizada nos locais onde foi realizada a lipoenxertia.
É OBRIGATÓRIO O USO DE CINTAS E MEIAS?
Sim. A cinta modeladora deverá ser usada por três meses, em média. Ela é colocada já no centro cirúrgico e deve permanecer por 24 horas. Após esse tempo, é retirada somente para o banho. Aconselha-se que o paciente adquira duas peças, para poder fazer trocas. Já a meia de compressão, quando indicada, terá seu uso iniciado na sala de cirurgia e mantido por 15 dias.
E COMO É O RESULTADO DA CIRURGIA?
O resultado é duradouro e muito satisfatório. Pode ser visto após três a quatro meses, tempo que o edema demora para desaparecer.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LIPOENXERTIA E A LIPOESCULTURA?
A lipoenxertia é o aproveitamento da gordura corporal retirada através da lipoaspiração. Esta gordura é inserida em outro local do corpo, proporcionando o efeito de preenchimento e volume.
Já a lipoescultura nada mais é que a associação das duas técnicas: lipoaspiração e lipoenxertia. Na área de cirurgia plástica estética é comum haver nomes diferentes para esse procedimento, como técnica de marketing. Infelizmente, isso só gera mais dúvidas nos pacientes que estão sempre em busca de novidades.
PESQUISAR
QUER MARCAR UMA CONSULTA?
Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405
TODOS OS PROCEDIMENTOS
- Cirurgia de orelhas abano
- Cirurgia das pálpebras
- Rinoplastia (plástica de nariz)
- Prótese glútea
- Tratamento Bioestimuladores
- Prótese de panturrilhas
- Cirurgia intima (ninfoplastia)
UNIDADE CURITIBA
Clínica de Cirurgia Plástica
Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201
UNIDADE PONTA GROSSA
Instituto Mansur
Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512