MASTOPEXIA COM PRÓTESE (LIFTING MAMÁRIO COM PRÓTESE)

A mastopexia ou “lifting” mamário associada a colocação de prótese de silicone é a cirurgia indicada para correção de ptose mamária e aumento dos seios. Esse procedimento remodela, eleva e melhora o aspecto de flacidez da mama, atingindo dois objetivos ao mesmo tempo: o aumento dos seios e o efeito “lifting”.

Cada vez mais, está sendo feita a associação desses dois procedimentos, pois a maioria das mulheres que pretende levantar os seios, opta também por aumentar o volume das mamas, mesmo que seja um aumento sutil ou só para acentuar mais o colo.

Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

QUANDO OPTAR PELA UTILIZAÇÃO DE PRÓTESE?

Deve-se combinar a mastopexia com a colocação de prótese quando a mama é pequena, porém com flacidez; ou quando a paciente pretende aumentar os seios. Portanto, nestes casos, se a mama estiver com grau elevado de flacidez e excesso de pele, o cirurgião pode optar pelo implante de silicone, o qual preencherá a mama e aumentará sua projeção.

QUAL DEVE SER O TAMANHO DA PRÓTESE?

O tamanho e o formato da prótese serão escolhidos pelo médico, atendendo as expectativas da paciente. Em geral, as próteses têm entre 150 e 600 ml, dependendo da estrutura torácica e mamária da mulher. Geralmente, o cirurgião solicita 3 tamanhos diferentes com os mesmos moldes e, no momento da cirurgia, experimenta um molde semelhante à prótese, para verificar qual ficará mais harmônico no corpo da paciente.

COMO DEVO ME PREPARAR PARA A CIRURGIA?

A paciente deve se preparar psicologicamente e estruturalmente para a cirurgia e para o pós-operatório, pois terá que parar as atividades cotidianas por alguns dias. O cirurgião solicitará exames laboratoriais, ecografia mamária e mamografia, além de uma avaliação com cardiologista e anestesiologista. Além disso, é recomendado parar de fumar, de ingerir bebidas alcoólicas e, eventualmente, de tomar alguns medicamentos.

COMO É FEITO O PROCEDIMENTO?

Esta cirurgia dura em média 2 horas e meia a 3 horas. Após a marcação da pele, o cirurgião faz as incisões, retira o excesso de pele e faz o descolamento do tecido. Primeiro realiza-se a confecção do espaço para a prótese. Desenvolvemos uma técnica especial para proteção da parte inferior da mama, um retalho fascioglandular, que protege o implante mamário, funciona como um sutiã meia-taça. Publicamos esta técnica numa conceituada revista científica internacional (Aesthetic Plastic Journal) em 2020, resultado de um trabalho desenvolvido por mais de uma década. Após a colocação do implante mamário, e fechamento deste tecido, realiza-se a remodelação da glândula mamária e reposicionamento do complexo aréolo-mamilar. Então, é feita a montagem dos tecidos e suturas. A sutura da pele, sempre com pontos intradérmicos, fica totalmente inaparente.

Dependendo do caso, o cirurgião plástico tem que remover uma quantidade de tecido mamário para dar um contorno mais harmônico aos seios. A anestesia pode ser geral ou peridural com sedação, e o tempo de internação é entre 12 e 24 horas.

COMO É A CICATRIZ?

A cicatriz é a mesma da mastopexia, geralmente em formato de T invertido, além da circunferência areolar. Nos primeiros meses, ela fica mais aparente e espessa, porém, com o passar do tempo, vai diminuindo até ficar totalmente disfarçada. É importante realizar microporagem das cicatrizes e massagens com cremes prescritos pelo médico, para o tratamento estético da cicatriz.

POR QUE PRECISO USAR SUTIÃ DE SUSTENTAÇÃO?

O sutiã de sustentação, durante o pós-operatório, garante que os seios se mantenham firmes mesmo com a movimentação do tronco ou dos braços. Deve-se usar continuamente o top/sutiã modelador nos 3 primeiros meses após a cirurgia, tirando apenas na hora do banho. Por isso, aconselha-se que sejam compradas duas peças para a troca. Após o primeiro mês, você pode retirar o sutiã eventualmente para festas e eventos que peçam um vestido decotado, por exemplo.

QUAL A DURABILIDADE DA CIRURGIA?

Não há como dizer com precisão, pois depende de muitos fatores. Se a paciente engravidar, amamentar, engordar ou emagrecer muito rapidamente, podem ocorrer mudanças no resultado. A longevidade também depende muito dos cuidados pós-operatórios e das características de cada organismo.

E O PÓS-OPERATÓRIO?

O pós-operatório é muito importante para o resultado final da cirurgia. Embora seja uma recuperação rápida, exige cuidados. É normal ocorrer alteração de sensibilidade e o inchaço também é maior nas primeiras semanas. Geralmente, após 3 meses, o edema já terá desaparecido. A sensibilidade tende a retornar ao normal gradativamente.

Abaixo as recomendações que devem ser seguidas a partir do dia seguinte à cirurgia:

-Banho deve ser tomado já no primeiro dia, após a  cirurgia. O melhor momento para tomar banho é após a refeição. É normal a paciente ter episódios de pressão baixa e nos primeiros dias do pós-operatório. Então, vale a pena tomar alguns cuidados. Tenha uma pessoa para ajudar durante o banho. Não tranque a porta do banheiro. Mantenha o vaso sanitário com a tampa abaixada e um banco dentro do box do chuveiro, caso necessite apoio.

– Não lavar o cabelo sozinha, nem usar chapinha ou secador. Peça para alguém ajudar ou vá ao salão. 

– Não erguer os braços acima da cabeça por 30 dias, apenas levemente para higienizar as axilas.

– Secar os micropores com secador de cabelo na opção frio, pois a pele pode estar sem sensibilidade e, no modo quente, há risco de fazer queimadura. O micropore será trocado de 7 em 7 dias, salvo exceções.

-É importante realizar massagens nas cicatrizes, com cremes prescritos pelo médico, para o tratamento estético delas.

– Deve-se usar um sutiã apropriado, 24 horas por dia, nos primeiros dois meses. Você pode retirá-lo, eventualmente, para ocasiões que peçam um vestido decotado, por exemplo. Mas deverá usá-lo com frequência por até 3 meses. 

-Caminhar dentro de casa a cada 1 hora e meia. Não ficar muito tempo parada. Pode subir um lance de escadas devagar. 

– Nos primeiros 15 dias, usar meia antitrombo de dia e tirar somente para dormir. 

– Ao levantar da cama ou sofá, usar a força do quadril e abdome, nunca forçar os braços.

-Dirigir está liberado após 20 dias (se o carro for automático). Não fazer baliza nos primeiros 20 dias dirigindo.

– Não carregar peso (inclusive bolsa pesada).

-Não praticar exercícios físicos leves por 1 mês e de membros superiores por 2 meses; 

-Deve-se dormir nas posições indicadas. Regularmente, durante os primeiros 1 a 2 meses, a paciente deve deitar apenas de barriga para cima. Pode deitar de lado após 40 dias, utilizando travesseiros para apoiar o braços. Dormir de bruços é proibido por, pelo menos, 6 semanas. 

– Incluir na sua alimentação frutas, verduras e fibras. E ingerir bastante liquidos como agua chá, agua de coco. 

– Quando houver exposição solar. passar protetor solar de 3 em 3 horas e cuidar por 6 meses, pois existe o risco de manchar a pele, mesmo depois de não ter mais os “roxinhos” aparentes.

-A atividade sexual pode ser retomada após 30 dias, com certos cuidados.

– Marcar retorno no consultório após 8 dias da cirurgia, para retirada dos pontos. Retornar ao consultório após 15 dias e 1 mês, conforme o médico solicitar.

– É necessário que a paciente pergunte sempre ao seu médico o que pode e o que não pode ser feito em relação aos movimentos e atividades.

INSTAGRAM

QUER MARCAR UMA CONSULTA?

Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405

UNIDADE CURITIBA

Clínica de Cirurgia Plástica

Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201

UNIDADE PONTA GROSSA

Instituto Mansur

Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512

INSTAGRAM

FACEBOOK

FACEBOOK

×