A ginecomastia é o desenvolvimento de tecido mamário na região retro mamilar e peitoral em pacientes masculinos. A formação deste tecido glandular pode ter várias causas, entre elas, alterações hormonais, ganho de peso e uso de esteroides anabolizantes. É uma condição frequente, e tem acúmulo de gordura associada. Na maioria das vezes ela não tem nenhum outro maior risco à saúde, porém causa grande constrangimento principalmente pela época da adolescência.
O tratamento da ginecomastia é um procedimento cirúrgico é simples, normalmente associa-se uma Lipoaspiração da região e a retirada do tecido glandular que se faz por uma incisão curva na transição da pele da aréola. É comumente realizada em adolescentes, pois, é nesta fase que, geralmente, tem a preocupação com imagem, início dos namoros, maior convívio social com amigos, criando timidez, problema com bullying.
É muito importante deixar claro que a ginecomastia não tem nenhuma relação com pouca produção de testosterona ou qualquer ligação com a masculinidade. Atualmente a cirurgia de ginecomastia é um procedimento cirúrgico que vai além da mera retirada das glândulas mamárias. Mas esta cirurgia proporciona uma readequação estética da região peitoral masculina. Melhorando o contorno do musculo peitoral, diminuindo quando necessário tamanho de aréola e mamilo e com isso proporcionando maior satisfação para o paciente.
Veja as perguntas mais frequentes abaixo:
PARA QUAIS PESSOAS A CIRURGIA DE CORREÇÃO DE GINECOMASTIA É INDICADA?
A cirurgia de correção de ginecomastia é indicada para homens que apresentam um aumento anormal das mamas, geralmente causado por um desequilíbrio hormonal, o que pode causar desconforto e constrangimento. Essa condição pode afetar homens de todas as idades, desde a puberdade até a idade adulta, e pode ser causada por fatores como uso de certos medicamentos, obesidade, doenças hormonais, entre outros. A cirurgia é especialmente benéfica para homens que não conseguem corrigir o problema com exercícios físicos e dieta, e desejam uma aparência mais masculina e confiante.
QUAIS SÃO OS PREPAROS NECESSÁRIOS NO PRÉ-OPERATÓRIO?
Antes da cirurgia de correção de ginecomastia, é importante que o paciente realize uma avaliação médica completa, com exames de sangue, eletrocardiograma e mamografia para avaliar o tecido mamário. Além disso, avaliação com endocrinologista para um “checkup” hormonal. O paciente precisa estar com boas condições de saúde, com pressão arterial controlada, e que pare de fumar pelo menos duas semanas antes da cirurgia para reduzir os riscos de complicações durante a recuperação. O cirurgião também pode prescrever medicamentos ou orientações específicas para o paciente seguir antes da cirurgia, como interromper o uso de alguns medicamentos ou suplementos que possam aumentar o risco de sangramento.
COMO É A ANESTESIA?
A anestesia utilizada na cirurgia de correção de ginecomastia pode variar de acordo com o caso. Geralmente, é utilizada a anestesia geral, mas em alguns casos pode ser utilizada a anestesia local com sedação. O médico anestesiologista irá decidir em conjunto com o paciente no momento da consulta pré-anestésica a melhor opção de anestesia para você. É importante lembrar que a escolha da anestesia é um processo seguro e cuidadoso, visando sempre o conforto e a segurança do paciente.
COMO É FEITA A CIRURGIA?
A cirurgia de ginecomastia pode ser realizada por meio de diferentes técnicas, que dependem da quantidade de tecido glandular, da quantidade de tecido adiposo e da flacidez de pele presentes na região. Uma das técnicas mais comuns é a lipoaspiração, que remove o excesso de gordura na região da mama por meio de uma cânula fina e um dispositivo de sucção. Em casos em que há excesso de tecido glandular, a incisão é feita em volta da aréola para retirá-lo diretamente, associado a lipoaspiração. Já em casos de flacidez de pele, é possível que seja necessária a retirada de pele em excesso. Nesses casos, a incisão é realizada em torno da aréola, com retirada do excesso de pele e sutura ao redor da própria areolar disfarçando a cicatriz. Cabe ao cirurgião plástico avaliar qual a melhor técnica a ser utilizada em cada caso, levando em consideração as particularidades do paciente.
QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?
O tempo de duração da cirurgia de correção de ginecomastia pode variar de acordo com cada caso específico, volume de tecido e o tipo de técnica utilizada. Em geral, a cirurgia dura em média de 1 a 3 horas. Mas é importante lembrar que a duração pode ser maior ou menor dependendo das necessidades do paciente e da complexidade do caso. O seu cirurgião plástico poderá fornecer uma estimativa mais precisa após avaliar o paciente em consulta médica.
VOU SENTIR DOR APÓS A CIRURGIA?
É possível sentir algum desconforto e dor após a cirurgia de correção de ginecomastia, mas muito leve. O cirurgião plástico irá prescrever medicamentos para controlar a dor e o desconforto pós-operatório. É importante seguir todas as instruções do médico para garantir uma recuperação adequada e minimizar o desconforto. Em geral, a dor costuma diminuir rapidamente nos primeiros dias após a cirurgia.
QUAIS CUIDADOS DEVO TER NO PÓS-OPERATÓRIO?
Os cuidados no pós-operatório da correção de ginecomastia são muito importantes para garantir uma recuperação tranquila e evitar complicações. É importante seguir todas as orientações do seu cirurgião plástico e comparecer às consultas de acompanhamento. Entre os cuidados mais importantes que devem ser tomados estão:
– Evitar movimentos rápidos e amplos dos membros superiores e esforço físico por 30 dias.
– Manter o modelador tipo colete 24h. por dia para compressão na área operada por 30 dias.
– Drenagem linfática iniciar 4 dias após o procedimento.
– Tomar as medicações prescritas na alta hospitalar.
Além disso, é importante evitar dormir de bruços e dormir com a cabeça elevada para reduzir o inchaço e a dor. Também é recomendado evitar a exposição solar e utilizar protetor solar com fator de proteção elevado nas áreas operadas quando exposto ao sol.
DEPOIS DE QUANTOS DIAS OS PONTOS SÃO RETIRADOS?
O tempo para remoção dos pontos após a cirurgia de correção de ginecomastia pode variar de acordo com o caso específico de cada paciente e a técnica utilizada pelo cirurgião. Em geral, a remoção dos pontos ocorre em torno de 7 a 14 dias após o procedimento. No entanto, é importante seguir as orientações médicas para o cuidado com os pontos e o tempo de remoção específico recomendado pelo cirurgião.
QUANTO TEMPO DEPOIS EU POSSO RETORNAR A ACADEMIA?
Normalmente, é recomendado que os pacientes evitem atividades físicas vigorosas, como exercícios de musculação, por pelo menos 4 a 6 semanas após a cirurgia de ginecomastia. O retorno às atividades físicas deve ser gradual e sempre seguindo as orientações do cirurgião plástico. Além disso, é importante evitar movimentos bruscos ou exercícios que possam afetar a região do peito durante a recuperação.
EM QUANTO TEMPO TEREI O RESULTADO DEFINITIVO?
O resultado final da cirurgia de correção de ginecomastia pode variar de pessoa para pessoa e depende do tipo e da gravidade do caso. Normalmente, é preciso aguardar ao redor de seis meses para que o inchaço e a cicatrização diminuam e o resultado final seja alcançado. É importante seguir todas as recomendações médicas durante o pós-operatório para garantir que o processo de recuperação ocorra da melhor forma possível e que os resultados sejam satisfatórios.
Claro! A correção da ginecomastia não só remove o excesso de tecido mamário, mas também pode envolver a criação de um contorno mais masculino e definido do peitoral. Para isso, o cirurgião plástico pode usar técnicas de lipoaspiração e/ou excisão cirúrgica, além de ajustar a posição e tamanho dos mamilos, para obter um resultado natural e proporcional ao corpo do paciente.
PESQUISAR
QUER MARCAR UMA CONSULTA?
Envie sua mensagem no formulário abaixo ou ligue (41) 3342-0405
TODOS OS PROCEDIMENTOS
- Cirurgia de orelhas abano
- Cirurgia das pálpebras
- Rinoplastia (plástica de nariz)
- Prótese glútea
- Tratamento Bioestimuladores
- Prótese de panturrilhas
- Cirurgia intima (ninfoplastia)
UNIDADE CURITIBA
Clínica de Cirurgia Plástica
Av Sete De Setembro 4698 Sala 1507
Batel | Curitiba – PR
Fone: 41 3342-0405
Celular | WhatsApp: 41 99954-0201
UNIDADE PONTA GROSSA
Instituto Mansur
Rua Coronel Dulcidio 1223
Ponta Grossa – PR
Fone: 42 3222-3216
Celular | WhatsApp: 42 99987-7512